sexta-feira, 1 de março de 2013

A (in)dependência da mulher moderna

Oi, amores! Eu prometi pra mim mesma que não abandonaria o blog, mas deu uma preguicinha de postar esses tempos... Desculpem! Vou tentar escrever pelo menos uma vez por semana. =)

Bom, hoje vou falar de um assunto que tem estado bastante na minha cabeça ultimamente. Alguns acham meio polêmico. Eu acho no mínimo necessário pensar um pouco nisso. Queria devanear um pouquinho sobre a mulher moderna, todas as lutas que conseguimos vencer e as que ainda estão aí pra serem travadas (algumas até sem que nos demos conta). Pra ilustrar e antes de mais nada vou colocar um quadrinho que vi no face e que me fez refletir profundamente sobre o quanto ainda somos (sim, nós mulheres e os homens) machistas.


E aí, gatas e gatos, o que acham? Vão dizer que é mentira que isso passa pela mente de vocês?! Tenho me deparado com muita gente que enche a boca pra dizer que hoje em dia é tudo diferente, que as mulheres conquistam mais espaço a cada dia e, sem querer desmerecer tudo o que nós conseguimos, é ingenuidade pensar que temos os mesmos direitos que os homens.
Ok, nós votamos, nós alcançamos grandes cargos em empresas, nossa presidente é uma representante do sexo feminino, mas pensem bem, visualizem a seguinte cena: uma mãe envia um sms pro seu filho (25 anos, trabalha, sai no final de semana, um jovem adulto) e ele responde "Mãe, to num motel". A mãe responde "Ah, ok filho, desculpe". Agora vamos mudar um pouquinho o cenário: a mocinha que está indo no motel com esse cara (mesma idade que ele, trabalha, estuda, sai...) recebe um sms do pai e responde "Pai, to num motel". E aí? O que acontece? Primeiro: uma moça de família, que se preze, nunca diria aos seus pais que está num lugar como esse com uma pessoa que sequer é seu namorado. Por que, amiga? Você não é independente, moderna, mente aberta? Será que é seu pai o machista ou você mesma?
Não me entendam mal, não me considero feminista de forma nenhuma (aliás, esse prefixo - ista - me dá coceira, não me encaixo em quase nada que termina com isso). Acho apenas que as pessoas deveriam parar de querer direitos iguais apenas quando lhes convêm. Sério. Parem de ser hipócritas! Já ouvi mulheres dizendo que não rachavam conta de motel porque "Além de ele me comer ainda vou ter que pagar?!". Sério, meninas? Vocês acham que seu corpo vale isso? A conta do período do motel? E o privilégio dele de transar com você é tããão grande que ele devia ficar feliz de pagar a conta toda?!
Desculpem as conservadoras, as feministas extremistas, mas quero sentir prazer também, ficar feliz em pagar metade da conta (e se ele quiser fazer a gentileza de pagá-la toda, aceitar sem achar que o cara é machista e tampouco que é obrigação dele). Quero sim trabalhar, pagar minhas contas, ser independente, mas também quero poder sair por aí vestindo o que eu quiser sem ser chamada de piriguete (pelas outras mulheres, inclusive), quero poder falar abertamente sobre "coisas de homem", como se mulheres não se masturbassem, não olhassem pros corpos sarados na rua, não tivessem fantasias, não arrotassem, não falassem palavrão... Quero ser humana, só, agir de acordo com meu próprio caráter e sensatez, não porque tenho que me colocar no meu lugar. Não quero ser puta, não quero ser moça de família. Quero apenas ser eu mesma, sem me preocupar com o julgamento alheio.

É isso mais ou menos o que eu penso. Ainda está longe de alcançarmos uma independência completa (acho que isso é até impossível, visto que nenhum ser humano consegue ser totalmente independente), mas podemos começar por nós mesmos, nos livrando dessas amarras tão sutis que o meio nos impõe.

Beijos, bom final de semana e, women, be free!!

2 comentários:

Simone Prado disse...

Falou tudo!!!
As pessoas são cheias de querer sempre apontar para as outras como se fossem os donos da razão.
Sentar no próprio rabo e falar do rabo dos outros é mto mais fácil, pq a hipocrisia é ensinada desde o berço.
Acho que aos poucos o cenário pode mudar sim, pq afinal, o mundo tem que andar pra frente e nao regredir!
Assim eu espero!

Ah se todo mundo pensasse como vc, seria tao melhor!

Te amo!

rack neves disse...

Falta muito olha pra si e esquecer os outros.

Passando tb pra informar que o blog mudou de endereço: http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br

bjs
@RaCk__
http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br